terça-feira, 25 de novembro de 2014

Nativos Digitais


Os estudantes que hoje estão na Educação Básica são identificados como geração Z. Nasceram numa sociedade informatizada, com Internet de alta velocidade, videogames de alta qualidade e interatividade, celulares com infinitas funções e potencialidades. O comportamento dos jovens é influenciado pelas mudanças sócio-econômicas derivadas da inserção das tecnologias digitais na sociedade. Pode-se dizer que é uma geração com maior poder de escolha, ansiosa por velocidade, querem respostas imediatas para suas perguntas, possuem necessidade de informações, possuem algumas competências mais desenvolvidas do que as outras gerações. É uma geração de rede, na qual não há fronteiras e nem limites, podem se comunicar e se relacionar com qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo.
Todo esse contexto da era digital, influenciou o modo de agir e de pensar desta geração que atua em uma cultura digital global, na qual as informações que buscam estão a um clique de distância. São crianças e adolescentes que na sua maioria já realizam pesquisas na Internet, se comunicam intensamente através das mensagens sms no celular, das Redes Sociais, como Facebook, Twitter, Instagran, Wikis e pela febre do WhatsApp. As redes estão acessíveis de qualquer lugar, na escola, em casa, na Lan house, na biblioteca, em locais públicos, no celular, pessoas de todas as classes sociais tem acesso livre a Internet.
É uma geração multitarefa, conseguem ver TV, ouvir música, navegar na Internet, enviar SMS, tudo ao mesmo tempo. O nativo digital trata as tecnologias de informação e comunicação, como aliadas, que podem ajudar em algumas tarefas do seu dia a dia, aprenderam a buscar informações de que precisam, interagir e se comunicar com maior facilidade. Enfim, o Audiovisual chama a atenção, desperta o interesse dessa geração, é uma geração que tem maior facilidade de manusear essa gama de possibilidades de interação por meio das tecnologias e acabam ensinando os mais velhos como manusear esses recursos tecnológicos.
No ambiente escolar, essa nova geração demanda por novas estratégias e metodologias de ensino para que se consiga manter a atenção e a motivação na sala de aula. Como essa atração das crianças e dos adolescentes pelo audiovisual é intensa, é necessário pensar essa aproximação entre as TDICs e os alunos no ambiente escolar, a fim de despertar o interesse desses jovens pela aprendizagem, utilizando as tecnologias de informação e comunicação, quando bem pensadas e planejadas, a favor da educação, a favor da construção do conhecimento e da formação pessoal, social e profissional dos chamados Nativos Digitais.

2 comentários:

  1. Olá Naira, Ficou muito show seu blog, Bom falando dos nativos digitais, sabemos que eles não vivenciaram a vida sem notebooks, celulares, jogos eletrônicos e a internet, eles são capazes de acompanhar os avanços tecnológicos muito mais rapidamente que as gerações anteriores, no entanto a tecnologia contribuiu para que essa geração perdesse o interesse de sair para participar do mundo criando uma geração sedentária e tendenciosa a obesidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida Naira!
    A tecnologia foi inserida de tal forma na sociedade que somos totalmente dependentes dela. Não que seja ruim, mas o grande desafio neste século é orientarmos enquanto educadores o uso consciente desses artefatos.

    ResponderExcluir